Mindfulness é a consciência que surge prestando atenção, propositalmente, no momento presente, sem fazer julgamentos.


Na língua portuguesa, mindfulness pode ser interpretada como consciência plena, vigilância, foco e também 
como “atenção plena”. A plena atenção é apenas uma forma especial de consciência. Portanto, não é algo místico.

Mindfulness é um tipo de meditação milenar (Vipassana) ensinada pelo próprio Buddha Shakyamuni como um dos caminhos para a iluminação. Este ensinamento foi adaptado pela medicina graças aos trabalhos do médico Jon Kabat-Zinn, do Centro Médico da Universidade de Massachusetts, na década de 1970. Kabat-Zinn estudava budismo zen e integrou os conhecimentos budistas e as práticas de yoga à ciência médica ocidental. Fundou o Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) para ajudar pessoas a conviverem melhor com estresse, dores ou doenças.

"As pequenas coisas? Os pequenos momentos?

Eles não são pequenos. É vida."

Jon Kabat-Zinn

Curso Introdutório de 4 semanas (Iniciante)

protocolo MTi - Mindfulness Trainings International

ATENÇÃO PLENA • AUTOCONHECIMENTO • ATITUDES PRESENTES • VIDA SEM STRESS

 

O projeto DESPERTE oferece esse curso inovador para pessoas que querem ter

uma vida mais plena, de realizações, menos stress e mais satisfação a partir do

desenvolvimento de mindfulness ou atenção plena.

Mindfulness é um processo de desenvolver calma, concentração e consciência da experiência

do momento presente, com clareza e equanimidade: corpo e mente presentes.

•Reduz stress • Traz mais clareza, foco e produtividade • Evolução • Melhor aceitação de si

Mudança de hábitos e comportamento • Conexão • Alegria • Tempo & Espaço

Mindfulness é um nome em inglês traduzido por 'consciência plena' ou 'atenção plena' que é a nossa capacidade

de estar presente e de forma consciente em tudo que fazemos — com propósito e sem julgamento —

um estado de consciência que é cultivado, que nos permite sair do piloto automático.

O presente momento é o único no qual nós temos domínio.

 Próximo curso iniciante • Início 10 de Novembro/2021

 

4 encontros semanais de 75' minutos

Práticas para aplicar no cotidiano. Meditações guiadas e práticas informais.

para você estar mais presente no seu dia a dia.

(curso para desenvolvimento e aprendizado pessoal, não para formação de instrutores)

 

Curso Online e Interativo • Partilhas e conversas em grupo

temas semanais

Parte A

Aula 1 – Mudar é Facil
Aula 2 – Respirar é Natural
Aula 3 – Mantendo Corpo Consciente
Aula 4 – Momento a Momento

 

Parte B
Aula 5 – Simplesmente Ser 
Aula 6 – Acolhendo as Emoções

Imersão – Acalmando Coração e Mente
Aula 7 – Vivendo mindfulness
Aula 8 – Cultivando a paz

em aula

– Teoria

– Práticas
– Compartilhamento de experiência
– Cuidado nas abordagens

– Partilha (escuta empática)

– Áudios das meditações guiadas
– Handout da aula com guia da prática e outros textos afins
– Práticas informais para

aplicar no dia a dia
– Indicação de videos e outros materiais complementares
– Grupo de apoio e troca

*se precisar de uma troca individual ela pode ser marcada fora do grupo.

prática em casa